Manutenção de Fabricante


Conheça, através de alguns exemplos em formato pergunta resposta, as principais vantagens que o Regulamento Europeu 461/2010 lhe trouxe, enquanto cliente particular.

Um carro em garantia pode fazer revisões / reparações em qualquer oficina?

 

Pode.
A garantia é um contrato entre o construtor do veículo (VW, Opel, Peugeot, BMW, etc.) e o cliente final que adquire o veículo. Por este motivo, qualquer carro de qualquer marca, pode fazer as revisões e/ou reparações em qualquer oficina, seja ela autorizada pela marca ou independente. O cliente final é que escolhe o local onde deseja efetuar a manutenção de acordo com a sua vontade.

Se durante o período de garantia o carro for assistido numa oficina independente perde a garantia?

 

Não.
Durante e após o período de garantia, o proprietário do veículo é livre de escolher o local onde deseja que o seu carro seja assistido. Caso eleja uma oficina independente para efetuar operações de revisão, reparação e/ou manutenção durante o período de garantia, o seu direito à garantia permanece válido.

Se durante o período de garantia utilizar um lubrificante de marca diferente da recomendada pelo construtor a garantia deixa de ser válida?

 

Não.
O cliente final é livre de escolher a marca de lubrificante que seja, na sua opinião, a mais conveniente, desde que o lubrificante utilizado respeite e cumpra as especificações originais recomendadas pelo construtor.

Fiz a última revisão ao meu carro numa oficina independente e agora o concessionário diz que perdi o direito à garantia. Isto é verdade?

 

Não.
Esta informação é ilegal. Se for nosso cliente e isso acontecer, peça ao concessionário em causa que faça uma declaração por escrito dessa informação e envie para a Create (info@createbusiness.pt). O nosso gabinete jurídico defenderá os seus direitos sem qualquer tipo de custos para si.

Um carro em garantia pode fazer revisões / reparações em qualquer oficina?

Pode.
A garantia é um contrato entre o construtor do veículo (VW, Opel, Peugeot, BMW, etc.) e o cliente final que adquire o veículo. Por este motivo, qualquer carro de qualquer marca, pode faze r as revisões e/ou reparações em qualquer oficina, seja ele autorizada da marca ou independente. O cliente final é que escolhe o local onde deseja efectuar a manutenção de acordo com a sua vontade.

Por ter uma luz de aviso acesa no painel de instrumentos levei o meu carro a um concessionário durante o período de garantia. Cobraram-me essa reparação com o argumento de veículo ter efetuado revisões numa oficina independente. Tenho mesmo que pagar esta reparação?

 

Não.
A faturação por um concessionário deste tipo de serviço durante o período de garantia tendo como principal argumento o facto do veículo ter sido assistido numa oficina independente é completamente ilegal. Durante a vida útil do veículo, incluindo o período de garantia, o seu proprietário é completamente livre de escolher o local onde deseja efetuar a sua revisão, reparação e/ou manutenção.
Caso o concessionário o obrigue a pagar a reparação deve recorrer para os serviços jurídicos da Create (info@createbusiness.pt).

Caso não respeite os intervalos de revisões aconselhados pelo construtor o veículo perde a garantia?

 

Sim.
Caso os intervalos de manutenção não sejam cumpridos de acordo com as especificações do fabricante do veículo a garantia caduca automaticamente. No entanto as manutenções podem ser feitas em oficinas independentes.
A rede de clientes da Create possui formação e informação técnica de qualidade que a habilita a fazer a manutenção do seu veículo de acordo com as especificações do construtor, de uma forma mais cómoda e económica.